Recomendamos
Jardim do Núcleo dos Dragoeiros das Neves - IFCN
O Jardim do Núcleo dos Dragoeiros das Neves está localizado no Caminho da Portada em São Gonçalo.
A área foi adquirida pelo Governo Regional, de modo a assegurar a perenidade de um notável grupo de dragoeiros centenários e salvaguardar para o futuro tão valioso património. Não existem registos conhecidos sobre a origem exata destes exemplares mas o mais provável é que se tenham desenvolvido a partir de uns viveiros ali existentes em tempos idos. De qualquer maneira, é inegável o seu valor, quer paisagístico como marco monumental naquele troço de paisagem, quer científico.
Para além do Núcleo de Dragoeiros centenários existe um jardim com vegetação indígena do litoral da Madeira, com alguns exemplares endémicos da Madeira e do arquipélago. Esta vegetação foi plantada por ser característica da área de ocorrência dos dragoeiros e para criar uma faixa de proteção aos mesmos que ali vivem!
Existe um Centro de Informação que resultou da recuperação de um pequeno imóvel degradado existente no local com o objetivo de funcionar, desde 1996, como um local de informação ambiental, centro de receção e polo de dinamização de atividades relacionadas com a conservação da natureza e biodiversidade em geral.
Miradouros das Neves
Quinta Bela de São Tiago Hotel
O atraente hotel Quinta de Bela de São Tiago, de 4 estrelas superior, foi originalmente um tradicional solar madeirense, construído em 1834.Tornou-se a residência de uma família importante, na que era uma das zonas mais nobres do Funchal no final do século XIX.
A casa senhorial e os seus amplos jardins foram cuidadosamente restaurados, para criar um paraíso mesmo no coração desta espantosa zona velha.
Apesar da ampliação do edifício original, pode ainda apreciar o esplendor arquitectónico. A elegante superfície mantém o seu estilo original, realçando os confortos modernos que pode encontrar neste luxuoso hotel.
A Quinta Bela São Tiago oferece-lhe uma atmosfera aconchegante e confortável num local único da Madeira!
Lar Vila Assunção
O Lar Vila Assunção iniciou a sua atividade no ano de 1956 pela iniciativa de D. Amélia Bianchi Giorgi e da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias.
O edifício, conhecido por Palacete, denominava-se então de Vila Figueira, e havia sido mandado construir pelo senhor José Figueira, no ano de 1924, com todos os requintes de luxo, arte e bom gosto. No ano de 1955, edifício foi adquirido pela D. Amélia Bianchi Giorgi e doado à Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias com a finalidade das Irmãs aqui cuidarem senhoras idosas.
No dia 16 de Fevereiro de 1956 chegaram a esta casa as Irmãs Coleta, Pascoal e Mª das Dores a fim de acompanharem as obras limpeza, de adaptação e de pintura exterior do edifício, que era azul e branco. As Irmãs auxiliavam também na catequese paroquial.