Património
PARÓQUIA DE SÃO GONÇALO
A freguesia de São Gonçalo teve o seu primeiro local de oração na Capela de Nossa Senhora das Neves, com sede na igreja de Nossa Senhora do Calhau sendo posteriormente elevada a paróquia autónoma, segundo o Alvará Régio de 12/03/1574.
No final do séc. XVII, início do séc. XVIII, a freguesia passou para um local mais central com a construção de um novo templo que pudesse dar melhor resposta ao vasto número de fiéis. A construção deste Templo, de maiores dimensões, ocorreu não só pelo facto de haver perigo de ruir o tecto, mas também porque a Capela de Nossa Senhora das Neves não se adaptava à realidade populacional da freguesia. Esse novo Templo do séc. XVIII foi então mandado construir no local onde se encontra a atual igreja paroquial de São Gonçalo. Dos tempos do Padre Pita Ferreira, existe um pedido de bênção da capela-mor e altares desta igreja.
A igreja de São Gonçalo, que hoje se conhece, teve o lançamento da primeira pedra a 7/6/1947 e cerca de um mês depois, de acordo com o “O Jornal”, nas escavações que decorriam no adro paroquial para alicerces da nova igreja, foram encontradas ossadas a pouco menos de três palmos.
É de salientar que tanto para a construção da casa paroquial como para a da igreja Matriz, foram recolhidos dinheiros através das romagens, esmolas e de objetos ofertados pelos paroquianos. Estas verbas começaram a ser arrecadadas com o Padre Porfírio. No entanto, foi com o Padre Pita Ferreira que se iniciaram as obras da residência paroquial em Julho de 1946 e da igreja Matriz em 1947. Estas obras foram arrematadas pelo construtor Jacinto Fernandes de Gouveia.
A conclusão da Igreja de São Gonçalo deu-se em princípio, nos finais de 1958. “O Jornal” de 15/1/1959 informa-nos que: “As festividades do glorioso São Gonçalo irão realizar-se na igreja nova, erguida mercê do dinamismo do Rev.º Padre Manuel Juvenal Pita Ferreira.”
É de referir que esta igreja é construída com pedra basáltica, maioritariamente extraída da zona do pináculo, onde atualmente está o restaurante “A Montanha”, e do Campanário. A cantaria é proveniente de Câmara de Lobos. No jornal consta que o Sr. Blandy, importante proprietário desta freguesia, ofereceu toda a pedra necessária à construção da nova igreja e arredores. A igreja edificada no séc. XVIII ficou no interior da igreja nova até esta ser concluída. As paredes exteriores apresentam algumas pedras salientes que têm por objetivo relembrar aos fiéis a sua estrutura de pedra. A igreja Matriz desta freguesia, na época do Padre Pita Ferreira, Vigário daquela Paróquia, sofreu algumas alterações. No entanto do primitivo tempo resta toda a parte onde se encontra o Altar-mor da referida Igreja.
A atual Igreja apresenta-se com uma planta retangular simples e no seu interior existem vários arcos em ogivas. As paredes interiores são revestidas a mármore rosa até cerca de 1,50m de altura, sendo o Altar-mor revestido de mármore preto e o chão é revestido a pedra.
CAPELAS
CAPELA NOSSA SENHORA DAS NEVES
Esta capela é uma das mais antigas a diocese, situada no Sitio das Neves. Foi fundada por Catarina de Sá, viúva do antigo povoador João Afonso (Mealheiro) Malheiro, nos princípios do Sec. XVI. Embora fosse sede, a freguesia não tomou o nome de Nossa Senhora das Neves como geralmente acontecia com a criação das Freguesias.
Presentemente, é da responsabilidade da Igreja de São Gonçalo a celebração semanal da eucaristia que ali se realiza. A festa de Nossa Senhora a Neves celebra-se no primeiro fim-de-semana de Agosto, embora o seu dia seja a 5 de Agosto.
CAPELA NOSSA SENHORA DA BOA ESPERANÇA
Esta capela fica situada no sítio do Lombo da Quinta. É uma construção recente pertencendo à diocese. As celebrações que aqui se fazem estão a cargo do padre de São Gonçalo. A festa realiza-se no último fim-de-semana de Maio.
CAPELA DO CEMITÉRIO
A Capela do Cemitério é propriedade da Câmara Municipal do Funchal. Encontra-se no interior do cemitério da freguesia e serve para celebrar funerais.
CAPELA DA CASA DE SAÚDE CÂMARA PESTANA
Esta capela pertence à congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. Foi construída sobre uma rocha e situa-se na Rua do Lazareto nº125, na Freguesia de São Gonçalo.
CAPELA DE NOSSA SENHORA DE ASSUNÇÃO
Esta capela pertence à Congregação da Irmãs de Nossa Senhora das Vitórias.
Fica situada entre a Rua Conde Carvalhal nº203 e o caminho da Igreja nº13.
Está inserida no lar Vila Assunção que é o antigo Palacete Azul que foi doado a esta Congregação em 1956 pela proprietária, Sr.ª Amélia Bianchi Giorgi.
CAPELA DO LAR DA BOA VISTA
Esta capela pertence ao Governo Regional sob a tutela da Secretaria Regional dos Assuntos Sociais. Fica situada no sítio do Lazareto de Baixo, à rua do Lazareto.
Celebram as missas para os utentes e funcionários da instituição.